quinta-feira, 14 de junho de 2012

Música e literatura


    O ritmo musical nordestino, gênero que foi transformado em música popular urbana no início da década de 1940, através do trabalho de Luiz Gonzaga, considerado o “rei do baião” e Humberto Teixeira, conhecido como “doutor do baião” é um grande destaque na Feira de São Cristóvão. O grande divulgador e fixador do baião cantado como gênero de Música Popular Brasileira foi Luiz Gonzaga. Na feira a música que se destaca é o forró, que se origina nos diversos ritmos nordestinos, como coco, xaxado, martelo agalopado, samba de roda, baião, xote, axé e frevo, entre outros. 
    A apresentação do forró na feira é feita em dois palcos por vários grupos e bandas famosas como Calypso, Forró Pesado, Arriba saia, Calcinha Preta, entre outras, nos quais, além dos artistas locais, também se apresentam nas praças trios de forró e cantores.
    Também se destacam os repentistas, que utilizam a arte e o talento de improvisar versos para atrair ouvintes que freqüentam o local e contribuem voluntariamente em troca de algumas canções e versos, em sua maioria improvisada de acordo com as circunstâncias. Entre muitos podemos destacar Tarinho Rodrigues, Miguel Bezerra, Zé Duda, Zé do Gato, Zé da Onça entre outros.
    Como no Nordeste, a festa junina também é presente na feira, pois é enfeitada com bandeirinhas e há apresentações de quadrilhas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário